Os Animais

Bicho do mês de Abril de 2017

PÍTON

Python reticulatus

Vivendo no sudoeste asiático, habitam locais úmidos dentro de florestas, sempre próximas de lagos e rios. Raramente sobem em árvores após se tornarem adultas, ficando a maior parte do tempo reclusas em fendas ou cavernas.

Considerada a serpente mais longa do mundo, os adultos podem medir até 9 metros. Apresentam diferentes variações na coloração, porém, mesmo que as cores sejam diferentes o padrão das marcações é o mesmo, parecem desenhos de diamantes que se estendem ao longo do dorso, dando um aspecto reticular. A cabeça é marcada com uma linha preta que se estende dos olhos até o ângulo das mandíbulas.

Estritamente carnívoras, alimentam-se de aves e mamíferos de pequeno e médio porte. Constritoras, as pítons possuem músculos bem desenvolvidos, para enrolar-se e asfixiar a sua presa. A presa é engolida inteira e a serpente pode ficar até 4 meses sem se alimentar.

A maturidade sexual é atingida a partir do 2º ano de vida, sendo a época reprodutiva entre os meses de setembro e março. As fêmeas põem de 15 a 40 ovos por vez. Após a postura, ela enrola-se sobre os ovos para manter a temperatura e incubá-los. Depois de 2 meses, aproximadamente, os filhotes nascem e já são independentes, por isso a mãe os abandona.

Muitas são caçadas pela sua pele, visada para fabricação de produtos de couro. Também são capturadas para serem vendidas como animais de estimação. 

Confira os outros meses:

» Agosto de 2017 - CONDOR-ANDINO

» Julho de 2017 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2017 - FURÃO

» Maio de 2017 - TIÉ-SANGUE

» Abril de 2017 - PÍTON

» Março de 2017 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2017 - URUBU-REI

» Janeiro de 2017 - JARARACA-VERDADEIRA

» Dezembro de 2016 - MARRECA-IRERÊ

» Novembro de 2016 - BABUÍNO-VERDE