Os Animais

Bicho do mês de Janeiro de 2015



A tartaruga-mordedora é uma espécie que ocorre do Canadá ao Equador. Vive próxima de lagos dulcícolas e eventualmente pode ser encontrada em locais de água salobra. Prefere locais com fundo lodoso e abundante vegetação aquática.

Seu nome é decorrente da forma de sua boca, um bico com forte mandíbula que ela usa para agarrar suas presas. Possui uma carapaça maciça e serrilhada que pode atingir 50 cm de comprimento, na qual tem 3 quilhas (cristas espinhosas). Com o avanço da idade, estas quilhas ficam menos evidentes, por isso, os indíviduos mais velhos possuem a carapaça mais lisa. Esta carapaça varia de coloração castanha à negra. A parte inferior, o plastrão, é amarelado. Estas tartarugas vivem mais de 30 anos.

O acasalamento acontece de abril a novembro e a nidificação ocorre de maio a setembro, sendo junho o mês “pico”. O ninho é escavado longe da água em lugares abertos e apresenta a forma de taça ou garrafa com uma estreita abertura. Comumente, a fêmea faz a postura de 20 a 40 ovos de coloração branca. A incubação dura de 55 a 125 dias, dependendo das condições ambientais.

O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. Temperaturas abaixo de 20⁰C e acima de 30⁰C fazem nascer mais fêmeas, enquanto temperaturas entre 22⁰C e 28⁰C fazem nascer mais indivíduos machos.

São onívoras, assim sua dieta inclui plantas, carcaças, invertebrados aquáticos, peixes, anfíbios, pequenos répteis e mamíferos. Às vezes, são vistas caminhando ou tomando sol, atividade essencial para seu desenvolvimento. Afinal são os raios UVA e UVB que sintetizam a vitamina D3, usada no metabolismo do cálcio, um elemento essencial para a manutenção da carapaça. 

Confira os outros meses:

» Dezembro de 2015 - ANTA

» Novembro de 2015 - TIÉ-SANGUE

» Outubro de 2015 - JARARACA-VERDADEIRA

» Setembro de 2015 - BABUÍNO-VERDE

» Agosto de 2015 - MARRECA-IRERÊ

» Julho de 2015 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2015 - FURÃO

» Maio de 2015 - POMBA-APUNHALADA

» Abril de 2015 - PÍTON

» Março de 2015 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2015 - URUBU-REI

» Janeiro de 2015 - URUBU-REI