Os Animais

Bicho do mês de Maio de 2015

POMBA-APUNHALADA

Gallicolumba luzonica

Espécie endêmica da ilha de Luzon, nas Filipinas, está quase ameaçada de extinção. Possuem uma mancha vermelha no centro do peito, aparentando que o animal está ferido e sangrando, por isso o nome pomba-apunhalada.

O formato do corpo é o mesmo típico das pombas, arredondado com cauda curta e pernas longas. A plumagem dorsal é predominantemente cinza-azulada, enquanto a coloração inferior é mais clara. Não há dimorfismo sexual entre os sexos, sendo difícil distinguir visivelmente os machos das fêmeas.  Pesam entre 150 e 200 gramas e medem aproximadamente 25 cm de comprimento. Vivem cerca de 15 anos.

Esta espécie de pomba solo é muito reservado e tímido, gastando a maior parte de seu tempo no chão da floresta. Quando abordado os pássaros voam a uma curta distância e fugir a pé. Na natureza estas aves são relativamente inofensivo, Gallicolumba luzonica utiliza a vegetação circundante grossa para escapar de predadores.

Alimentam-se basicamente de frutas e sementes. Mas, também consomem larvas e insetos que encontram no chão. Aliás, raramente deixam o solo, exceto quando nidificam. Vive em florestas que variam do nível do mar até 1.400 metros de altitude.

Durante reprodução os machos atraem as fêmeas através da corte,  exibindo um peito inflado para mostrar plenamente sua marca vermelha no peito.  O ninho é construído em arbustos ou plantas rasteiras, não muito longe do chão. São postos, geralmente, 2 ovos que são incubados por ambos os pais durante 17 dias. Aos 18 meses, os jovens tornam-se sexualmente maduros.

Confira os outros meses:

» Dezembro de 2015 - ANTA

» Novembro de 2015 - TIÉ-SANGUE

» Outubro de 2015 - JARARACA-VERDADEIRA

» Setembro de 2015 - BABUÍNO-VERDE

» Agosto de 2015 - MARRECA-IRERÊ

» Julho de 2015 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2015 - FURÃO

» Maio de 2015 - POMBA-APUNHALADA

» Abril de 2015 - PÍTON

» Março de 2015 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2015 - URUBU-REI

» Janeiro de 2015 - URUBU-REI