Os Animais

Bicho do mês de Abril de 2018

COBRA-VEADEIRO

Corallus hortulanus

Esta é uma espécie amplamente distribuída na América do Sul: nas Guianas e no sul da Amazônia da Colômbia, sul da Venezuela, Equador, Peru, Bolívia. No Brasil é comum nas regiões norte, nordeste e parte da região sudeste. Habita as florestas tropicais.

Nesta espécie existem indivíduos de cores diversas como vermelho, amarelo e verde, além de alguns “malhados”, com coloração cinza e preto. Machos e fêmeas são semelhantes em tamanho e seu corpo fino pode atingir até 180 centímetros de comprimento.

Sua alimentação consiste de lagartos, rãs, pererecas, aves e pequenos mamíferos, inclusive morcegos. É uma serpente não-peçonhenta, portanto abate suas presas por constrição.

Vivípara, nascem de 3 a 24 filhotes no final da estação chuvosa, após 6 a 7 meses de gestação. Os filhotes são independentes de sua mãe, não havendo qualquer tipo de cuidado parental.  O comprimento dos filhotes varia de 35 a 50 cm. Alcança a maturidade sexual aos 3 anos e pode viver até 15 anos.

Por ser uma espécie arborícola, pode passar grande parte do seu tempo enrolada em uma árvore.

De hábito noturno, começa a ficar ativo durante o crepúsculo. Quando se sente ameaçado, pode exalar um odor desagradável e defecar para afastar o inimigo.

A característica desta espécie é possuir estruturas especiais ao longo das escamas da boca, chamadas fossetas labiais. São órgãos termossensitivos, capazes de perceber a presença de fontes de calor. Com isso, ela consegue perceber, mesmo no escuro, um rato por perto devido ao calor do corpo do pequeno roedor.

Segundo a IUCN, a cobra-veadeiro está listada como espécie Pouco Preocupante. Algumas ameaças são o desmatamento e a perseguição, por se parecer com uma serpente peçonhenta.

Arquivo(s) para Download:

Confira os outros meses:

» Abril de 2018 - COBRA-VEADEIRO

» Março de 2018 - TAMANDUÁ-BANDEIRA

» Fevereiro de 2018 - JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO

» Janeiro de 2018 - PAPAGAIO-VERDADEIRO

» Dezembro de 2017 - CARDEAL-AMARELO

» Novembro de 2017 - MICO-LEÃO-DOURADO

» Outubro de 2017 - TIGRE-D'ÁGUA

» Setembro de 2017 - PUMA

» Agosto de 2017 - CONDOR-ANDINO

» Julho de 2017 - JABOTI-PIRANGA

» Junho de 2017 - FURÃO

» Maio de 2017 - TIÉ-SANGUE

» Abril de 2017 - PÍTON

» Março de 2017 - LOBO-GUARÁ

» Fevereiro de 2017 - URUBU-REI

» Janeiro de 2017 - URUBU-REI

» Dezembro de 2016 - MARRECA-IRERÊ

» Novembro de 2016 - BABUÍNO-VERDE