Conservação Ambiental

Programas de conservação

Dentre os objetivos da manutenção de espécies selvagens, está o aperfeiçoamento do manejo das mesmas. E é nesse contexto que se inserem as pesquisas científicas e a colaboração para a recuperação daquelas espécies ameaçadas de extinção.

Dentro desta perspectiva, o Zoo Pomerode atua na conservação de várias espécies, tanto da fauna nativa quanto exótica. Além disso, o Zoo Pomerode mantém a maior área de manutenção e conservação ex situ (fora de seu habitat natural) de grandes felinos do Estado, com mais de 5000 m² de área destinada. A área abriga Tigres-siberianos (Panthera tigris altaica), Leões-africanos (Panthera leo), Onças-pintadas (Panthera onca) e Pumas (Puma concolor).

No setor das aves o Zoo Pomerode destaca uma colônia de guarás (Eudocimus ruber), espécie que praticamente desapareceu de seu habitat natural devido à caça para obtenção de suas plumas intensamente coloridas. Hoje esta colônia reproduz regularmente no Zoo Pomerode, onde já nasceram mais de 20 filhotes.

STUDBOOKS - O studbook é um livro de registro de dados sobre uma espécie animal – é o livro de registro genealógico das espécies. Uma genealogia (pedigree) é um registro de todos os animais, vivos e mortos, descendentes de um grupo de ancestrais nascidos na natureza (isto é, os fundadores).

Os studbooks constituem valiosas informações básicas que permitem ao Biólogo de um zoológico tomar decisões racionais para o manejo de populações em cativeiro. É uma ferramenta essencial para a gestão das populações sob proteção humana e para a manutenção da sua variabilidade genética máxima.

O Zoo Pomerode participa dos seguintes Studbooks: • Studbook do Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus); • Studbook do Mico-leão-da-cara-dourada (Leontiphitecus chrysomelas); • Studbook do Macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles marginatus); • Studbook do Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) • Studbook do Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla); • Studbook da Anta (Tapirus terrestris); • Studbook da Jacutinga (Aburria jacutinga).

Veja também:

» Conservação

» Programas de conservação

» Bastidores do Zoo

» Nutrição animal

» Espécies ameaçadas

» O Zoo em números