Educação Ambiental

SURPREENDA-SE COM O MÃO-PELADA

O mão-pelada é um mamífero com ampla distribuição geográfica e muitas curiosidades sobre seus hábitos. O nome cientifico, por exemplo, já indica sua preferência alimentar. Cancro significa caranguejo e vorus comedor.

Para conseguir o alimento desenvolveu habilidade de caminhar sobre o lodo, espalmando os cinco dedos longos e almofadados de cada pata. O mão-pelada se destaca dos outros carnívoros pelo tato e faro aguçados, excelente visão noturna, habilidade manual e inteligência. Alguns estudiosos colocam os guaxinins acima dos gatos e pouco abaixo dos primatas. Experimentos demonstraram que eles aprendem rapidamente e conseguem reter o conhecimento até por um ano.

É o único carnívoro a ter o hábito de lavar qualquer alimento antes de levá-lo à boca, provavelmente por associá-lo ao seu prato preferido, o caranguejo, que precisa dessa faxina ao ser retirado, cheio de lodo, do mangue.

REFERÊNCIAS: SIBINELLI, Valdemar. Mãp-pelada: o simpático caipira mascarado. Terra da gente. Disponível em: http://glo.bo/hub5KM

Outras curiosidades:

» A TROMBINHA DAS ANTAS

» POR QUE MACACO-ARANHA?

» MORCEGOS E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

» A PATERNIDADE DOS EMUS

» A COLORAÇÃO DOS FLAMINGOS-CHILENOS

» SURPREENDA-SE COM O MÃO-PELADA

» PINGUINS MACHOS CORPULENTOS TÊM MAIS SUCESSO COM AS FÊMEAS

» O PESCOÇO DA GIRAFA

» O MAIOR OVO DO MUNDO

» A ONÇA-PRETA

» PARA QUE SERVEM AS LISTRAS DAS ZEBRAS?

» OS PINGUINS E O CALOR

» DIMORFISMO SEXUAL DOS ECLETUS