Educação Ambiental

MORCEGOS E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

Os morcegos, que devido aos mitos e inverdades, sofrem grande preconceito, não sendo levado em conta a grande importância destas espécies para o meio ambiente.

A maioria das pessoas pensa que todos os morcegos se alimentam de sangue. Na verdade, a dieta dos morcegos varia conforme as espécies e o local que habitam. Aproximadamente 70% são insetívoras. Os demais são praticamente frugívoros ou que alimentam-se também de néctar, sementes, entre outros. Somente 3 espécies são hematófagas. 

Mesmo com as diferentes dietas, todos os morcegos tem sua importância ecológica, controlando pragas agrícolas e vetores de doenças; sendo responsáveis pela formação de florestas, pois ao ingerir um fruto, o morcego deixa cair as sementes em locais distantes do original; pela polinização de diversas espécies de plantas; e pela saliva, pesquisada no tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, os morcegos são sensíveis a mudanças ambientais, o que os tornam ótimos bioindicadores, ou seja, seres vivos capazes de indicar se algo de errado está acontecendo no ambiente. 

Outras curiosidades:

» A TROMBINHA DAS ANTAS

» POR QUE MACACO-ARANHA?

» MORCEGOS E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

» A PATERNIDADE DOS EMUS

» A COLORAÇÃO DOS FLAMINGOS-CHILENOS

» SURPREENDA-SE COM O MÃO-PELADA

» PINGUINS MACHOS CORPULENTOS TÊM MAIS SUCESSO COM AS FÊMEAS

» O PESCOÇO DA GIRAFA

» O MAIOR OVO DO MUNDO

» A ONÇA-PRETA

» PARA QUE SERVEM AS LISTRAS DAS ZEBRAS?

» OS PINGUINS E O CALOR

» DIMORFISMO SEXUAL DOS ECLETUS