Evento do Mês

Evento do mês de Setembro de 2018



No mês de setembro o setor de Educação para Conservação do Zoo Pomerode realizou uma abordagem sobre o bem-estar dos animais e a atuação do biólogo e veterinário neste contexto. Em Setembro comemora-se o Dia do Biólogo (03/09) e o Dia do Veterinário (09/09), datas em que houve o reconhecimento legal destas profissões. Portanto, esta ação foi uma forma de divulgar essas datas e explicar as atividades desempenhadas por esses profissionais no Zoológico.

A ação, também teve por objetivo tornar compreensível os 5 domínios utilizados para garantir o bem-estar animal (ambiente, saúde, nutrição, comportamento e estado mental) e o papel dos técnicos para assegurar o atendimento à estes critérios, principalmente sobre o manejo praticado para realização de procedimentos de rotina e/ou veterinários, o planejamento e manutenção dos ambientes e a nutrição dos animais. 

Além disso, houve uma abordagem sobre o condicionamento, demonstrando o impacto positivo deste procedimento na qualidade de vida dos animais e no trabalho realizado pela equipe técnica. Explicações sobre as ameaças que algumas espécies enfrentam em função da caça por marfim e a importância da conservação também foram incluídas, evidenciando mais uma vez, o essencial trabalho desenvolvido pelo Zoológico para proteção da biodiversidade.

O bem-estar animal é um tema atual e que atrai cada vez mais atenção, tanto de pesquisadores da área quanto do público em geral. Sendo assim, a realização de ações que tornam o bem-estar animal um assunto mais acessível à todos os visitantes, oportunizando o entendimento do trabalho e as preocupações envolvidas com a qualidade de vida dos animais do Zoológico, são de suma importância para promover impressões positivas sobre a função destas instituições e engajar mais pessoas em nossas ações de conservação, pesquisa e educação.

QUAIS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS?

- Exposição, composta de algumas peças biológicas, réplicas e materiais de manejo para abordagem dos visitantes.

- Atividade lúdica, para a adivinhação de um item escondido (o dente do hipopótamo), dentro de uma “caixa surpresa”.

- Enriquecimentos ambientais específicos para abordagem do público.

Arquivo(s) para Download:

Confira os outros meses:

» Novembro de 2018 - ANO DO TAMANDUÁ

» Outubro de 2018 - PINTURA DE CASQUINHAS PARA OSTERBAUM 2019

» Setembro de 2018 - CONHECENDO AS PROFISSÕES: O PAPEL DO BIÓLOGO E VETERINÁRIO NO BEM-ESTAR ANIMAL

» Agosto de 2018 - EXPOSIÇÃO DE MAQUETES E SUSTENTABILIDADE

» Julho de 2018 - PROJETO BUGIO

» Junho de 2018 - ACABE COM A POLUIÇÃO PLÁSTICA