Notícias

Zoo Pomerode recebe animais oriundos de Centro de Triagem.

Os centros de triagem de animais silvestres são locais onde são recebidos e avaliados os animais apreendidos pela Policia Ambiental, IBAMA ou animais doados por particulares que mantinham o animal silvestre ilegalmente. Durante a avaliação realizada pelos técnicos são verificadas as condições gerais de saúde e a possibilidade de readaptação do animal ao ambiente natural.

Os animais que apresentam condições de voltar à natureza são destinados a soltura, geralmente vinculada a programas de repovoamento. Os animais impossibilitados de retornarem a natureza, devido ao alto grau ferimentos ou em virtude do tempo permanecido em cativeiro, são encaminhados a centros de conservação ou a zoológicos.

O Zoo Pomerode recebeu no mês de Janeiro 15 répteis do Centro de Recepção de Animais Silvestres Orlando Villas-Boas (CRAS Tietê - SP) sendo seis cobras do milharal (Elaphe guttata) e nove iguanas (Iguana iguana). No inicio de Fevereiro foram recebidos dois bugios ruivos (Alouatta guariba clamitans) do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS do Rio Vermelho – SC).

Os dois bugios são machos e foram alojados com uma fêmea que já vivia no zoo. O procedimento de aproximação consiste na introdução de uma caixa gradeada que permite a visualização e interação dos animais recém chegados com os animais já alojados no recinto sem colocar em risco a segurança dos animais. Durante o período de aproximação, a equipe técnica acompanha o comportamento apresentado pelos animais, havendo demonstração de receptividade a caixa é aberta para que os animais  possam explorar o novo território.

O processo de aproximação entre os bugios foi excelente. Após aberta a caixa de aproximação houve a exploração do recinto e em pouco tempo os três indivíduos já se alimentavam juntos. A fêmea permitiu a cópula com um dos machos e agora é esperar para ver se teremos mais um filhote de bugio no zoo.

Data: 22.02.2010