Notícias

Mais um integrante para a família dos macacos-japoneses !!!!

 

Os macacos-japoneses (Macaca fuscata) são primatas endêmicos do Japão e são geralmente lembrados  como os macacos que em épocas frias recorrem às piscinas termais para se aquecerem. Esses primatas vivem em grupos com hierarquia bem definida.

O grupo de macacos-japoneses que hoje habita o Zoo Pomerode começou a se formar em 2001 com a chegada da fêmea Maria vinda da Fundação Rio Zoo. Com a intenção de formar um casal, em 2004, Tião foi trazido do Zoológico de Lisboa. 

O casal se adaptou bem a nova moradia e em fevereiro de 2006 nasceu o primeiro filhote. O período de gestação do macaco-japonês é de aproximadamente 7 meses e nasce apenas um filhote por gestação. Os filhotes de primatas permanecem agarrados ao pelo da mãe nos primeiros meses de vida, mas o filhote de macaco-japonês com apenas 1 mês de vida, já exibe certa independência. O período de amamentação ocorre até aproximadamente 1 ano e então a fêmea entra no cio novamente.

Maria teve o segundo filhote em dezembro de 2007 e como era de se esperar o filhote se desenvolveu muito bem e com aproximadamente 12 meses já estava desmamado.

Então, era uma questão de tempo para o nascimento do próximo filhote. A equipe técnica do zoo já esperava o nascimento do terceiro filhote, e em janeiro de 2010 ele nasceu. O filhote é saudável e já pode ser visto brincando no recinto sob o olhar atento de sua mãe.

Aproveite o feriado de páscoa e venha visitar o zoo para conhecer nosso filhote de macaco-japonês e também os filhotes de bugio e tigre-siberiano.

 

Data: 31.03.2010